"É agradável ter razão", diz cientista que imaginou 'Partícula de Deus'
Peter Higgs afirmou que pretende continuar vivendo sua pacata vida de aposentado: "O único problema é que terei que escapar da imprensa"
| Divulgação |
![]() |
O cientista britânico Peter Higgs, responsável pela defesa teórica do chamado Bóson de Higgs (ou 'Partícula de Deus'), afirmou nesta sexta-feira (6) que "é agradável ter razão de vez em quando". A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) anunciou durante a semana passada a descoberta da partícula subatômica, considerada uma das matérias-primas básicas da criação do Universo.
O anúncio aconteceu quase 50 anos depois que Higgs publicou o seu primeiro documento detalhando o Bóson de Higgs e explicando porque ele seria a chave para o entendimento da estrutura fundamental da matéria. "Foi uma longa espera", admitiu o cientista em uma coletiva de imprensa, bastante emocionado.
Higgs afirmou ainda que não sabe se é um dos favoritos ao Nobel deste ano ("não tenho amigos no Comitê Nobel") e que pretende continuar vivendo sua rotina pacata de pesquisador aposentado. "O único problema é que terei que escapar da imprensa", brincou.
A formulação de Higgs pode ajudar a entender a origem do Universo. Sua teoria diz que, uma fração de segundo depois da explosão do Big Bang, a radiação gerada teria se congelado no chamado campo de Higgs. Depois de esfriarem, as partículas começaram a adquirir massa através da sua interação com o campo energético.
Contato
Thiago thiago.tiradentes@yahoo.com.br
