7 cores é passado: usando raios laser, físicos criam um arco-íris de 11 tons

31/03/2012 19:45
Ao emitir raios laser em alta e baixa frequência contra um semicondutor, físicos colidiram elétrons, gerando o efeito luminoso


 

Reprodução
Arco-íris

Físicos da Universidade de Santa Barbara, nos Estados Unidos, fizeram experiências com lasers que resultaram em um efeito luminoso com diversas cores. Basicamente, é um arco-íris com onze colorações diferentes.

Ao emitir o laser em duas frequências - uma alta e uma baixa - contra um material semicondutor, os elétrons foram separados dos núcleos de seus átomos. Depois, ao serem acelerados e lançados de volta aos núcleos, diversas frequências de luz foram emitidas. A energia é liberada quando o elétron fica excessivamente carregado, dissipando essa energia quando colide com seu núcleo.

Mark Sherwin, professor de física e responsável pela descoberta, diz que é incrível ver esse fenômeno, que nunca havia acontecido anteriormente.

Reprodução

Esse novo fenômeno pode gerar benefícios no mundo real. Com a variedade maior de cores, é possível aumentar a velocidade de processos de transferência de comunicação - como o cabo da sua internet, por exemplo. Se antes, 7 cores - ou 7 canais - eram usadas para transferir dados, agora, é possível utilizar 11 canais com os mesmos recursos.

 

 

Thiago Informática utliza PagSeguro
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro

Contato

Thiago Informática Rua: José Góis N°72 Bairro : Vila José Lopes Cidade: Itabirito (31)8847-9674
Thiago
thiago.tiradentes@yahoo.com.br