AMD e ARM se unem para desenvolver processadores híbridos

13/06/2012 23:02
Empresas forma a HSA Foundation, que visa simplificar o desenvolvimento de processadores que nem computação e gráficos

 

Reprodução
HSA Foundation

O mercado de processadores pode sofrer uma forte transformação nos próximos anos. Isso porque a AMD e a ARM, junto com mais três empresas (Imagination Technologies, MediaTek e Texas Instruments) se juntaram para formar a HSA Foundation - uma organização sem fins lucrativos que visa promover a arquitetura HSA (Heterogeneous System Architeture).

A HSA é uma arquitetura heterogênea que junta o processamento gráfico e computação no mesmo chip. Juntas, as empresas vão trabalhar para simplificar o modelo de programação para extrair o máximo das capacidades desses processadores.

Caso o projeto seja bem sucedido, nos próximos anos o mercado deve receber diversos dispositivos usando os novos processadores, de servidores a smartphones, segundo o Engadget.

A vantagem do HSA é que, como o chip junta computação e gráficos, ele pode usar a GPU para ajudar a CPU no desempenho de aplicativos, por exemplo.

O conceito não é novo - segundo a HSA, o mercado de processadores híbridos movimenta US$ 55,5 bilhões anualmente. Mas essas arquiteturas estão aos poucos sendo abandonadas, principalmente por causa da dificuldade do desenvolvimento para elas.

 

 


Contato

Thiago Informática Rua: José Góis N°72 Bairro : Vila José Lopes Cidade: Itabirito (31)8847-9674
Thiago
thiago.tiradentes@yahoo.com.br