Bank of America testa sistema de pagamentos via celular
Instituição escolheu não usar NFC e ainda eliminou do processo empresas como MasterCard e Visa
![]() |
O Bank of America começou a testar uma solução de pagamentos móveis que não usa tecnologia NFC (near field communication). Basta ter em mãos um iPhone ou um smartphone equipado com sistema operacional Android.
Segundo a Reuters, o programa piloto está em curso em Charlotte, na Carolina do Norte, onde a instituição financeira - segunda maior dos Estados Unidos - está sediada.
No passado, o banco tentou trabalhar com NFC, mas desistiu. Um dos motivos pode ser a complicação do método, que só funciona se o celular for equipado com um chip especial. A solução escolhida agora é oferecida pela startup Paydiant e proporciona o pagamento por meio de Quick Response (o QR code).
Os dados do usuário ficam armazenados em uma área segura do smartphone e, depois, são enviados a um dispositivo capaz de ler as informações. Dessa forma, intermediários - como Visa ou MasterCard - são eliminados do processo, é o cliente quem controla tudo.
Por enquanto apenas os funcionários do Bank of America têm acesso à novidade, mas a Paydiant trabalha com outras cinco empresas. Em um teste do banco feito em restaurantes, por exemplo, o cliente pode pagar pelo prato, que já exibe o QR code no cardápio; assim é só pedir, comer e ir embora.
Sem emissão de cartões, a Paydiant ganha dinheiro com taxas de transação e de uitilização, além de receita de anúncios e ofertas.
Contato
Thiago thiago.tiradentes@yahoo.com.br