Blog norte-americano defende a pirataria como forma de preservação de informações
'Technologizer' diz que a pirataria é a única salvação de softwares que não são mais distribuídos comercialmente
| Reprodução |
![]() |
Qual é o lado bom da pirataria?
Essa é uma pergunta que todos os que fazem uso dela tentam responder com o máximo de argumentos, buscando invalidar justamente quem a condena como crime. No caso do blog norte-americano Technologizer, porém, a pirataria, por mais que seja um crime com pena prevista em lei, pode ter uma melhor aplicabilidade dependendo da situação em que for usada.
Uma das defesas do blog é com relação à preservação de informação: usando o exemplo de jogos antigos, o Technologizer indica que alguns títulos clássicos - hoje, completamente ausentes de qualquer forma de comércio - só sobrevivem na geração atual de jogadores por causa da pirataria: "piratas de software promovem a sobrevivência de informações através da independência e ubiquidade", diz uma parte do artigo.
No caso, a utilização da pirataria seria uma forma de manter o chamado Abandonware - um conceito usado para encontrar e disponibilizar para qualquer usuário, gratuitamente, aplicações que não podem ser encontradas pelas vias normais. O blog cita que "vários colecionadores e arquivistas compilaram, na última década, diversas coletâneas de softwares de máquinas descontinuadas", como Apple II e Commodore 64, o que gerou "uma livraria virtual de softwares que, apesar de nova, já se assemelha aos arquivos perdidos de uma antiga civilização".
Outro argumento que o blog aponta como favorável à pirataria: os mesmos softwares que são preservados hoje pela distribuição independente teriam sido extintos anos atrás caso as leis anti-pirataria fossem completamente eficazes como prometem - muito em parte por causa da descontinuidade de unidades físicas de armazenamento, como DVDs, CDs e, mais antigamente, disquetes.
Por causa desses riscos de extinção, civilizações futuras não poderiam se estender nas descobertas que nós fizemos hoje. Para as gerações futuras, "não haveria caminho que não dependesse do Adobe Photoshop ou do Auto-tune".
Para ver o artigo completo, em inglês, clique aqui. E, com base nos argumentos posicionados pelo Technologizer, diga-nos a sua opinião sobre a pirataria nos comentários abaixo.
Web Cam
Contato
Thiago thiago.tiradentes@yahoo.com.br

