Cada órgão governamental terá que disponibilizar pelo menos dois serviços públicos em plataformas móveis, com o prazo de doze meses
|
Reprodução |
 |
Uma ordem do presidente Barack Obama obrigará todas as agências do governo norte-americano a criarem aplicativos móveis que disponbilizem os seus serviços e informações gerais para a população. O plano faz parte de uma estratégia do governante para diminuir intermediários e criar um contato direto entre os cidadãos e os órgãos de governo.
O memorando anunciando a inovação foi chamado de "Digital government: Building a 21st century platform to better serve the american people" (ou "Governo digital: Construindo uma plataforma do século 21 para servir o povo americano") e requer que cada agência disponibilize pelo menos dois serviços públicos em versão móvel, com o prazo de doze meses.
"Por muito tempo, o povo americano foi forçado a navegar em um labirinto de informações pelas diversos programas das agências governamentais para poderem achar os serviços de que precisavam", critica o plano. "Americanos merecem um governo que funcione sempre, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo".
Os órgãos também serão obrigados a tornar seus dados abertos e a disponibilizarem o código de seus aplicativos para desenvolvedores independentes.