Companhia chegou a excluir quatro perfis que faziam propaganda política no Orkut
|
Reprodução |
 |
A detenção do diretor-geral do Google no Brasil, Fabio Coelho, aconteceu nessa quarta-feira após a empresa descumprir ordem judicial que exigia a retirada de vídeos considerados difamatórios sobre o candidato à prefeitura de Campo Grande, Alcides Bernal.
Apesar da desobediência nesse caso específico, em outras situações o Google removeu conteúdo considerado impróprio pela Justiça - alguns deles, inclusive, relacionados a política. Em dezembro do ano passado, quatro perfis que usavam o Orkut para propaganda eleitoral antes do prazo permitido foram excluídos após o Google receber ordens da Justiça eleitoral.
Pedidos de remoção de conteúdo acontecem em todo o mundo e a empresa libera um relatório semestral no qual informa quais são os países líderes neste ranking. O mais recente refere-se ao segundo semestre de 2011, quando o Google afirma ter recebido 128 ordens judiciais para remoção de conteúdo no Brasil, das quais acatou 69% - ou seja, a companhia se reserva o direito de julgar se vai ou não seguir a determinação.
À época da divulgação do último estudo, o Google alegou que os pedidos de retirada de conteúdo no Brasil são muito comuns devido à popularidade do Orkut.