Parlamento será obrigado a votar texto, de iniciativa popular, que obteve apoio de 50 mil pessoas
Reprodução |
 |
A Finlândia se tornará o primeiro país a colocar em votação um projeto de lei popular que visa flexibilizar os direitos autorais. Isso ocorrerá graças a uma alteração na Constituição local que força o Parlamento a analisar ideias com ao menos 50 mil apoiadores.
No caso do "Common Sense in Copyright Act", a exigência de 50 mil cidadãos só foi atingida um dia antes do prazo final, conforme noticiado pelo TorrentFreak. A lei deve ser votada no começo de 2014.
O texto pede a descriminalização do compartilhamento de arquivos, permitindo que o dono de um item o compartilhe com quem desejar ou, ainda, faça backup disso. Também visa reduzir multas por violações a direitos autorais e proibir cláusulas abusivas em contratos de gravação.
Espera-se que a lei diminua a vigilância e as buscas domiciliares em casos de pessoas suspeitas de cometer crimes de violação. No ano passado, por exemplo, a polícia chegou a invadir uma casa e confiscar o laptop infantil de uma garota de 9 anos que baixou um álbum musical pelo Pirate Bay.