'Indignados' da Espanha ganham wiki própria
Site reúne artigos, fotos, vídeos e depoimentos sobre protestos espanhóis de 2011
Creative Commons |
![]() |
Um grupo de desenvolvedores espanhóis lançou nesta sexta-feira uma wiki dedicada apenas aos protestos de 15 de maio de 2011, ou 15-M, que levaram milhares de pessoas para acampamentos nas principais cidades da espanha para exigir a criação de um sistema político mais representativo. O movimento dos 'indignados' – cujo principal slogan pedia 'democracia real já' - foi o pioneiro do modelo de protesto em que cidadãos ocupam locais públicos e não saem até se sentirem representados em seus anseios, copiado posteriormente pelo norte-americano 'Occupy Wall Street'.
O site da #15mpedia agrega toda sorte de conteúdo ligado aos protestos espanhóis do ano passado, e os artigos vão desde as propostas desenvolvidas pelos rebeldes a eventes específicos que aconteceram nos acampamentos, mais notoriamente o da Porta do Sol (Barcelona), que chegou a reunir mais de 10 mil pessoas. A enciclopédia também fornece uma série de wiki-textos que contextualizam os acontecimentos espanhóis, como aqueles que explicam a origem do sistema representativo na política, a evolução do conceito de economia liberal ou a evolução dos movimentos sociais na internet. Outros artigos tentam prever como os protestos podem ter antecipado desenvolvimentos sociais futuros.
"Queremos levar todo o conteúdo sobre o 15-M para um só site e converte-lo em referência quanto a documentação do evento", explicou Patricia Horrilo, uma das líderes do projeto, em entrevista ao jornal espanhol El País. Junto com a wiki também foi lançado um 'Banco de ideias', onde os participantes do protesto podem subir vídeos, fotos e relatos sobre os dias vividos nos acampamentos. Os realizadores do site ainda pretendem lançar um livro e um documentário sobre os protestos, que devem sair até 2013.
Contato
Thiago thiago.tiradentes@yahoo.com.br