Quando fatores políticos e econômicos são ruins, mensagens no Twitter se tornam agressivas e negativas
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As mensagens no Twitter podem ser usadas para avaliar o humor do público, indica um estudo feito pela Universidade de Bristol, no Reino Unido.
Os pesquisadores avaliaram 484 milhões de mensagens postadas no Twitter por cerca de 20 milhões de usuários e concluíram que a opinião expressada no microblog batia com a opinião pública britânica, de acordo com o Mashable.
Eles compararam o humor dos usuários do microblog com eventos que aconteciam na política e na sociedade britânica em geral. Em outubro de 2010, por exemplo, um anúncio de cortes nos gastos públicos fez com que as mensagens postadas no Twitter fossem mais negativas, com ódio e medo. O mesmo aconteceu em agosto do ano passado, quando uma série de manifestações tomaram as ruas de cidades britânicas, causando destruição e saqueamento de lojas.
Já durante o casamento do Príncipe William, no ano passado, os tuítes passaram a ser mais calmos, em uma época em que o público estava mais feliz por lá.
Os pesquisadores admitem que o estudo é um pouco limitado, e analisar apenas texto não é o suficiente para determinar o humor de pessoas, mas o resultado é interessante.