Caso governo local considere que uma mensagem tratou de temas proibidos, usuário pode ser condenado a passar de sete a 12 anos na cadeia
|
Reprodução |
 |
Na Indonésia, um tuíte considerado ofensivo pode levar uma pessoa a passar até 12 anos na prisão. O Ministro da Informação e Comunicação do país tornou oficial que a quebra das leis restritivas, que não permitem liberdade de expressão, são válidas, inclusive, para mensagens enviadas no microblog.
De acordo com o SlashGear, a legislação da Indonésia prevê que quem falar o que não deve pode pegar de sete a 12 anos de prisão. Os temas proibidos no país são pornografia, blasfêmia, aposta, fraude e ameaça. "Se alguém violar as leis, será punido. O dono da conta será considerado o responsável e rastrearemos a posição e dispositivo", afirmou o ministro Tifatul Sembiring.
Por mais que o Twitter afirme ser a favor da liberdade de expressão no mundo inteiro, o próprio microblog começou recentemente a bloquear mensagens consideradas ofensivas em alguns países. E até alguns em lugares que pregam muito a liberdade, como nos Estados Unidos, tuítes já causaram problemas para usuários. Recentemente, um turista teve pedido de entrada no país negado por causa de uma mensagem no Twitter em que ele dizia que queria "destruir a América".