"El-Haqed", ou "O Indignado", faz músicas de protesto contra autoridades públicas e ficou conhecido durante a Primavera Árabe
|
Reprodução |
 |
Um rapper marroquino foi preso após postar o clipe de uma de suas músicas no YouTube. O motivo é que a letra da canção fazia críticas ao governo local, segundo o Daily Dot.
"El-Haqed", ou "O Indignado", é conhecido no país por suas músicas de protesto contra o governo local. Em fevereiro do ano passado, uma de suas músicas ficou famosa durante a Primavera Árabe.
A música em questão leva o nome de "Cachorros do Estado" e critica a atuação da polícia marroquina, acusando a instituição de ser corrupta. O vídeo que o levou à cadeia foi enviado por outro usuário e foi tirado do YouTube.
O rapper vai aguardar o julgamento na prisão. Ele é acusado de cantar músicas difamatórias a autoridades públicas e por enviar imagens para a internet que prejudicam servidores públicos.
Grupos de direitos humanos se posicionaram ao lado de El-Haqed e pedem que a justiça e o Rei do Marrocos peçam perdão a ele. As organizações também afirmam que a prisão dele ataca a liberdade de expressão.