Pesquisa do site Playr2 com 1221 pais mostra que, entre aqueles que não checam as restrições, 55% dizem que elas não importam
|
Reprodução |
 |
Ao que parece, os avisos de restrições de idade colocados em games pela ESRB não surtem efeito algum para a maioria dos pais. O site de jogos Playr2 fez uma pesquisa com 1221 pais de gamers com 17 anos ou menos e constatou que 64% deles nem chegam a olhar a idade aconselhada para o jogo.
Segundo o site Kotaku, entre aqueles que não olham a idade sugerida, 55% dizem achar as restrições desnecessárias, algo que "não importa". Quando perguntados se eles se importam com o fato de seus filhos jogarem games indicados para maiores de 18 anos, 51% disseram "não".
Porém, o mundo dos videogames não foi o único abordado na pesquisa. Quando perguntados sobre filmes com a mesma restrição de idade, o resultado muda um pouco: 54% dos pais disseram que se preocupam com a restrição dos filmes que seus filhos assistem.

(Restrições estabelecidas pela ESRB, onde há indicações de classificação de idade, dependendo do conteúdo do jogo)
E será que a violência em games pode influenciar as crianças? Para 61% dos pais, os jogos não têm esse poder. Mas, para Simon Kilby, fundador do Playr2, o caso não é tão simples, já que ele ficou "realmente impressionado" com o resultado: "[Os avisos] estão ali por um motivo", diz.