Robô corredor do Pentágono bate recorde de Usain Bolt
Em um experimento, o robô Cheetah passou dos 52,4 km/h e superou o limite humano
| reprodução |
![]() |
Se os tempos inacreditáveis atingidos pelo corredor Usain Bolt nas Olimpíadas de Londres te impressionaram, você precisa conhecer o Cheetah, fruto de um projeto de pesquisa conduzido por uma empresa de robótica chamada Boston Dynamics e com financiamento da Darpa, o departamento de defesa norte-americano.
Com quatro patas, o Cheetah foi desenhado para ser o mais rápido dos robôs, e recentemente superou o recorde de velocidade estabelecido pelo próprio Bolt. O limite alcançado até agora na prova dos 100 metros rasos foi garantido pelo jamaicano em 2009, quando ultrapassou os 42,2 km/h em 9,58 segundos.
Em um experimento, o mecanismo robótico conseguiu correr em uma esteira a 52,4 km/h, uma velocidade que o homem nunca atingiu. A evolução da tecnologia foi grande, já que há apenas um ano a máquina não conseguiu passar dos 33,3 km/h.
"Para ser justo, tenha em mente que o robô Cheetah corre em uma esteira, sem resistência do vento, e tem uma fonte de alimentação externa que não precisa carregar", disse a Boston Dynamics à imprensa. "Logo, Bolt ainda é um atleta superior."
E o Cheetah deve melhorar ainda mais nos próximos meses, ou pelo menos é o que diz o CEO da Boston Dynamics, Marc Raibert, em entrevista à Wired. "Aumentamos a quantidade de energia que chega ao robô, e mais energia significa movimentos ainda mais rápidos e melhor controle", afirma.
Veja abaixo um vídeo que mostra o Cheetah em ação:
Contato
Thiago thiago.tiradentes@yahoo.com.br
