Senador americano quer investigar Apple e Android por invadir privacidade dos usuários
06/03/2012 14:46
Político quer verificar se aplicativos nas duas plataformas acessam informações de fotos e contatos sem autorização
![]() |
(Foto: Reprodução) |
De acordo com a Reuters, um senador norte-americano solicitou à Comissão Federal do Comércio (FTC, em inglês) que investigue relatos de que aplicativos para os sistemas móveis da Apple e do Google roubam fotos particulares e contatos sem consentimento dos usuários.
O pedido do senador democrata Charles Schumer vem após a fabricante do iPhone ter ajustado suas políticas de privacidade no mês passado por pressão de legisladores.
A distribuição de aplicativos de terceiros para iPhones e aparelhos que rodam o sistema Android, do Google, tem ajudado a criar uma grande demanda para estes dispositivos nos últimos anos. Contudo, Schumer disse estar preocupado com uma reportagem do New York Times de que aplicativos do iPhone e do Android podem acessar o álbum particular de fotos dos usuários.
A distribuição de aplicativos de terceiros para iPhones e aparelhos que rodam o sistema Android, do Google, tem ajudado a criar uma grande demanda para estes dispositivos nos últimos anos. Contudo, Schumer disse estar preocupado com uma reportagem do New York Times de que aplicativos do iPhone e do Android podem acessar o álbum particular de fotos dos usuários.
Ele também citou uma descoberta, no mês passado, de que aplicativos nestes dispositivos, como iPhone e iPad, eram capazes de carregar toda a agenda do aparelho, com nomes, números de telefones e e-mails para seus próprios servidores.
"Estas utilizações vão muito além do que um usuário compreende estar consentindo quando permite que o aplicativo acesse dados no telefone para funcionar", disse Schumer em uma carta à FTC.
O parlamentar disse compreender que muitos desses usos violam os termos de serviços das plataformas da Apple e do Android. Ele disse "não estar claro se e como estes termos de serviço estão sendo aplicados e monitorados". Como resultado, segundo ele, "fabricantes de smartphones devem ser obrigados a colocar em prática medidas de segurança para garantir que aplicativos de terceiros não sejam capazes de violar a privacidade do usuário".
Android e iOS invadidos
O jornal New York Times publicou uma reportagem na última terça-feira (28/02) informando que um recurso incluído no iOS permite que aplicativos usem informações do lugar no qual fotos são tiradas pelo iPhone, sem a autorização do usuário. Isso se dá quando o dono do aparelho autoriza o compartilhamento de localização no iPhone, permitindo que desenvolvedores armazenem o álbum de fotos do indivíduo em outros servidores. Além disso, um bug presente no iOS 5.0.1, permitia a qualquer pessoa visualizar a lista de contatos de um iPhone sem precisar de login para acessar o dispositivo.
Uma outra matéria na última quinta-feira (01/03), também do New York Times, aponta erros no sistema operacional do Google, que permitem acessar todas as fotos do celular e copiá-las para outro servidor, sem a necessidade de digitar uma senha de proteção para desbloquear o aparelho ou avisar ao dono. Isso porque o Android armazena as imagens em um diretório padrão no sistema de dados principal, ou seja, praticamente qualquer aplicativo de terceiros pode acessar as fotografias - diferente do iOS, onde o diretório de fotos não possibilita a visualização sem a permissão do dono do dispositivo.
A Apple não considera que esta seja uma falha do sistema, e não há informações de aplicativos que tenham usado esses dados de maneira maliciosa, mas o fato é preocupante para usuários que não desejam que suas fotos sejam copiadas para servidores desconhecidos. Já o Google declara que o Android foi pensado para possibilitar aos usuários visualizar suas fotos tanto pelo celular de maneira mais livre (como por um cartão de memória removível, por exemplo), e não através de um mecanismo de permissão para fotos. No entanto, a gigante das buscas já pensa em mudar essa situação em futuras tecnologias.
Contato
Thiago Informática
Rua: José Góis N°72 Bairro : Vila José Lopes Cidade: Itabirito
(31)8847-9674
Thiago thiago.tiradentes@yahoo.com.br
Thiago thiago.tiradentes@yahoo.com.br