Só 8% das empresas brasileiras sabem dialogar via SMS
Fórum Mobile+ discute o que as companhias nacionais têm feito para se adaptar à mobilidade
Reprodução |
![]() |
A mobilidade corporativa no Brasil foi tema de discussão nesta terça-feira, 25, no Fórum Mobile+, evento que acontece em São Paulo até esta quarta-feira, 26. Para entender o cenário no país, foi apresentada uma pesquisa da Mowa, empresa de mobile marketing, que analisou as 520 maiores companhias do Brasil e sua relação com dispositivos móveis.
De acordo com Guilherme Santa Rosa, COO da Mowa, apenas 8% das principais empresas brasileiras podem ser consideradas móveis. A pesquisa avaliou como "móveis" as companhias que se comunicam com seus clientes por meio de SMS, e possuem sites e aplicativos para smartphones e tablets.
Apesar do número ser pequeno, o estudo mostra que em 2011 apenas 7,5% das maiores empresas do país usavam ferramentas de mobilidade. Em 2010, a porcentagem de companhias móveis brasileiras era ainda menor: apenas 5%.
"O percentual ainda é bastante tímido por aqui, mas o Brasil não está muito distante da realidade mundial Apesar da mobilidade ser uma tendência atual, as companhias ainda não se entregaram completamente a novidade", comenta.
Se por um lado o país não destoa de outras regiões no geral, no quesito SMS, Santa Rosa afirma que a queda no uso da ferramenta é preocupante. De acordo com a pesquisa, 24% das empresas usam o SMS como meio de interação, enquanto que no ano passado 29% das companhias utilizavam as mensagens de texto para se comunicar. O problema, segundo o COO, é que as empresas estão perdendo a chance de interagir com seus clientes, já que 90% dos celulares no Brasil ainda não estão constantemente conectados à internet.
O desenvolvimento de sites móveis também aparece em queda. Em 2011, 17% das maiores empresas no Brasil possuíam versões móveis de seus sites e, em 2012, este número baixou para 13%. O uso de apps para smartphones, no entanto, aumentou 24% em relação ao ano passado, e a criação de apps para tablets também registrou crescimento: 85% em apenas 12 meses. No total, 26% das empresas brasileiras usam apps para smartphones e 24% para tablets.
"O desenvolvimento de apps móveis é necessário, mas as companhias ainda precisam usar o SMS se quiserem se comunicar com a massa", conclui o executivo.
Mouse
Contato
Thiago thiago.tiradentes@yahoo.com.br