Governo adia desligamento para dar mais tempo de adaptação à sociedade
| Reprodução |
 |
Os Estados Unidos desligaram o sinal da TV analógica em 2009. O Japão, em 2011. E o Brasil? Segundo o novo cronograma do Ministério das Comunicações, o encerramento acontecerá só em 2018.
A nova decisão foi comunicada esta quarta-feira, 10, e muda o plano originalmente estipulado para 2016. O adiamento causa a alteração do decreto de instalação da TV digital, que, agora, deverá ser implementada ao longo de três anos a partir de 2015. Antes, o desligamento estava previsto para acontecer em apenas um ano.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, diz que a nova data foi pensada para dar mais tempo de adaptação à sociedade. "Precisamos estimular que as pessoas comprem televisão digital, conversor digital. É evidente que nós não podemos desligar o analógico com as pessoas recebendo televisão antiga, não vai dar certo", disse o ministro à Folha de S.Paulo.
Em 2015 a faixa dos 700 MHz, hoje ocupada por TVs, passa a dar lugar ao 4G, que também opera em 2,5 GHz. O cronograma de desligamento das emissoras prejudicadas pela chegada da nova tecnologia ainda não foi definido.