Twitter censura grupo neonazista na Alemanha
Conta de grupo ligado à distribuição de conteúdo racista em escolas não está mais disponível para visualização para usuários no país
![]() |
O Twitter divulgou nesta semana que usou pela primeira vez sua ferramenta de censura local. A rede de microblogs que bloqueou os tuítes da conta @hannoverticker de serem visualizados por usuários da Alemanha, a pedido do governo do país.
A conta é gerenciada por um grupo chamado Besseres Hannover ("Hannover melhor"), suspeito de operar uma associação criminosa, segundo a polícia alemã. Os tuítes da conta, no entanto, ainda estão visíveis para usuários do resto do mundo.
A decisão foi anunciada por Alex Macgillivray, diretor do departamento jurídico do Twitter por meio de seu perfil na rede social.
"Nós anunciamos a habilidade de bloquear conteúdo em janeiro e agora nós a estamos utilizando pela primeira vez em um grupo ilegal na Alemanha", afirmou Macgillivray. "A empresa nunca quis reter conteúdo, mas que é bom ter as ferramentas para fazer isto cuidadosamente e com transparência", completou o diretor, divulgando o link para a carta da polícia de Hannover, bem como para o post no qual explica as condições de retenção de conteúdo.
A carta enviada pela polícia de Hannover ao Twitter não cita quais são os atos criminosos do qual a organização é culpada, mas o Finantial Times, cita reportagens alemãs de que o grupo estaria envolvido em distribuição de material racista em escolas e ameaças contra imigrantes no país.
Contato
Thiago thiago.tiradentes@yahoo.com.br