Uso noturno de eletrônicos pode atralhapar o sono, diz médico

26/05/2013 05:52
Luz de laptops, tablets e celulares está relacionada com distúrbios de sono

 

Reprodução
laptop

Mexer com computadores, tablets e outros eletrônicos à noite pode interferir no sono e causar problemas de saúde. Quem afirma é Charles Czeisler, professor de medicina do sono na Universidade de Harvard, em estudo publicado na revista científica Nature.

O acadêmico comprovou que a exposição do corpo à luz elétrica compromete o ciclo natural do sono, e detectou que a luz azul é a principal culpada por alterar o ritmo biológico. 

De acordo com o estudo, a iluminação artificial inibe a produção de melatonina, hormônio responsável pela sensação de sono, ativando neurônios que põem o corpo em estado de vigília. Segundo Czeisler, as consequências de distúrbios podem ser relacionadas a doenças como diabetes, depressão, doenças cardíacas e aumento do risco de obesidade.

As células fotossensíveis da retina que contêm melanopsina, pigmento responsável pela resposta pupilar à luz, têm como uma das funções restaurar o ciclo circadiano, que regula o sistema e controla os ritmos materiais e psicológicos do corpo. Tais células são mais afetadas por luzes de ondas curtas (azul e verde), presentes em peso em televisões, tablets, notebooks e celulares que utilizam LED.


Contato

Thiago Informática Rua: José Góis N°72 Bairro : Vila José Lopes Cidade: Itabirito (31)8847-9674
Thiago
thiago.tiradentes@yahoo.com.br