Um estudo realizado pela empresa de soluções antifraude ClearSale aponta que em 2015, 18% das tentativas de fraude online terão como origem um aparelho móvel. O número representa um aumento de 11% em relação ao ano anterior.
Ao longo do ano, os usuários da região sudeste do Brasil devem ser os maiores alvos, correspondendo a 59% do total de tentativas. Em segundo lugar estão os moradores do Nordeste, com 24% das tentativas, seguido por brasileiros da região Centro-Oeste, com 8%, Norte, com 5% e Sul, com 4%.
“Os índices de tentativas de fraude no segmento mobile podem ser explicados por alguns motivos como a falta de segurança dos aparelhos, o roubo de celulares e o roubo de cartões de crédito. Com os dados, o fraudador consegue rapidamente fazer a compra pelo celular, antes mesmo de o dono bloquear seu cartão. Além disso, podemos somar também as fontes já conhecidas de fraude, como phishing e as quadrilhas especializadas”, explica o gerente de inteligência estatística da CelarSale Omar Jarouche.
Ainda segundo o executivo, o número de tentativas maiores de fraude no sudeste pode ser explicado devido ao grande número de smartphones na região. Já no nordeste, o índice acompanha os grandes números de tentativas que já ocorrem no ambiente online como um todo.