Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT, rejeita as alegações de autoridades britânicas e americanas de que o acesso às comunicações encriptadas pode ajudar a combater o terrorismo e o crime. "Fornecer esse tipo de informação abrirá portas através das quais os criminosos e as nações-Estado maliciosas poderão atacar os mesmos indivíduos que as forças de ordem pretendem defender", afirma o relatório produzido por 13 cientistas.
Na última segunda-feira, o diretor do FBI James Comey convocou um debate público sobre o uso das comunicações encriptadas. "Os americanos podem não estar se dando conta da veemência com que grupos radicais e criminosos usam a tecnologia", afirmou em seu blog. O diretor também afirmou que a tecnologia encriptada é utilizada por militares islamitas, por exemplo, para evitar serem detectados.
Os pesquisadores do MIT alertam que dar o acesso aos governos pode ser complexo e trazer consequências inesperadas, como a criação de um ambiente hostil entre a sociedade e novos produtos tecnológicos. "Os custos seriam importantes; o dano à inovação severo e as consequências sobre o crescimento econômico difíceis de prever", explicam.
Via AFP