Anonymous promete novo ataque à Sony
Entidade hacker diz que Sony "será punida" por apoiar ato institucional contra a pirataria nos EUA
Reprodução |
2011 pode estar acabando, mas o Anonymous ainda não entrou em recesso trabalhista, aparentemente. Um novo vídeo assinado pela entidade promete "punição severa" à Sony, pelo fato da empresa sinalizar apoio ao SOPA ("Stop Online Piracy Act", um ato institucional dos EUA para maior controle da transmissão de informações pela internet - mais detalhes após o vídeo).
O Anonymous chama isso de "Operation Blackout". A ameaça não se limita apenas à Sony, mas também a certas estrelas norte-americanas, como a socialite Kim Kardashian e os cantores Justin Bieber, Taylor Swift e Lady Gaga.
Confira o vídeo a seguir:
O Stop Online Piracy Act consiste em uma proposta legislativa para a Constituição dos Estados Unidos (algo similar à "Medida Provisória" no Brasil). Em tese, a ideia é dar aos produtores de conteúdo a capacidade de proteger suas criações através da censura notificada. Enquanto no papel ela promete proteger qualquer conteúdo, na prática, especula-se que a proposta venha a ferir o direito de liberdade de expressão, além de aleijar veículos de comunicação que atuam em maior parte pela internet. O blog Destructoid, um dos mais conhecidos canais de games dos EUA publicou um editorial intitulado "F***-se o SOPA", posicionando-se claramente contra à medida.
A Wikipedia já tem uma página inteira apontando quem apoia e quem discorda, inclusive exibindo os argumentos de cada lado.
Não é a primeira vez que a Sony e o Anonymous batem de frente: embora de forma não-creditada, especula-se que foi o Anonymous quem derrubou a PlayStation Network em abril e vazou dados confidenciais dos usuários, como endereços e números de cartões de crédito, na internet. O ataque teria sido uma resposta ao processo judicial movido pela empresa japonesa contra o hacker/cracker George "GeoHot" Hotz, por ele ter encontrado uma forma de contornar a segurança do PlayStation 3 - um caminho para possivel pirataria de jogos.
Contato
Thiago thiago.tiradentes@yahoo.com.br