Braço mecânico capta movimentos humanos e os reproduz simultaneamente; assista

11/06/2015 18:15

O estudante do curso de Engenharia Mecatrônica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) Vinícius Bazan Pinto Fernandes criou um protótipo de braço mecânico capaz captar e reproduzir quase que simultaneamente os movimentos de um braço humano natural. Graças ao desenvolvimento do dispositivo, Vinícius embolsou US$ 10 mil dólares ao alçar o segundo lugar no concurso Toradex Design Challenge, que revela novas invenções criadas por estudantes de diversas áreas no mundo todo.

O sistema criado pelo brasileiro se chama Wearable Interface for Teleoperation of Robot Arms, e permite que o usuário opere o braço robô com o movimento de seu próprio corpo. Para isso, usa sensores instalados préviamente no braço, antebraço e punho e punho do usuário, captando as variações de movimento e transferindo para um microcomputador. Em seguida, as variações são interpretadas e transformadas em movimento mecânico instantâneo e preciso, graças a qualidade de captação dos sensores que são acoplados ao braço humano. Veja no vídeo abaixo como o sistema funciona:

Para faturar o segundo lugar no concurso, Vinícius precisou trabalhar duro durante sete meses, tempo de duração dos desafios desde suas inscrição na disputa até o dia em que recebeu a inesquecível ligação da central do Toradex Design Challenge, que trouxe reconhecimento internacional a um estudante que já alçou destaque nas turmas de engenharia de São Carlos desde o início de seu curso. Com o dinheiro da premiação, o estudante almeja abrir um negócio próprio no ramo de tecnologia.

Via Stefhanie Piovezan/G1

 

PagSeguro


Contato

Thiago Informática Rua: José Góis N°72 Bairro : Vila José Lopes Cidade: Itabirito (31)8847-9674
Thiago
thiago.tiradentes@yahoo.com.br