Celulares GSM são vulneráveis a ataque hacker, diz pesquisador

27/12/2011 19:16
Segundo especialista, hackers programam aparelhos para fazer chamadas e enviar SMSs que cobram tarifas adicionais


 

Reprodução
Celulares

Karsten Nohl, diretor do Security Research Labs, na Alemanha, um dos mais conhecidos especialistas em segurança de celulares, fez um alerta bastante preocupante: hackers podem invadir celulares que possuem a tecnologia usada por cerca de 80% dos aparelhos móveis do mundo, a GSM.

Os criminosos virtuais podem programar o telefone para que ele faça ligações ou envie SMSs para números que cobram tarifas adicionais, embolsadas pelos próprios hackers. Assim que o ataque é realizado, os hackers eliminam o número do ataque para que não haja interceptação.

Esse problema, muito comum em países da Europa Ocidental, África e Ásia, só é detectado quando o proprietário do celular vai efetuar o pagamento da conta. E, quem tem que bancar o prejuízo são as operadoras de telefonia, mesmo que seja apenas parcialmente.

Nohl disse à Reuters que o ataque pode "atingir centenas de milhares de aparelhos em um prazo relativamente curto". Ele também afirma que o código que é necessário para a realização do ataque pode ser reproduzido em apenar algumas semanas.


Contato

Thiago Informática Rua: José Góis N°72 Bairro : Vila José Lopes Cidade: Itabirito (31)8847-9674
Thiago
thiago.tiradentes@yahoo.com.br