Página inicial > Empresa vai construir ponte usando impressão 3D
Empresa vai construir ponte usando impressão 3D
17/06/2015 09:42
Uma empresa de engenharia holandesa deseja construir a primeira ponte impressa em 3D do mundo sobre um canal de Amsterdã. Se der certo, a técnica pode ser uma boa opção em locais de difícil acesso, além de ajudar em projetos de construção de prédios altos.
"As impressoras 3D robóticas podem desenhar estruturas em aço em três dimensões e são diferentes porque podem imprimir sem ficarem limitadas pelo tamanho das plataformas de construção, como acontece com impressoras 3D tradicionais", explica Eva James, porta voz da MX3D, companhia responsável pelo projeto.
As impressoras esquentam o metal a uma temperatura de 1,5 mil graus, com o objetivo de soldar e montar a estrutura gota a gota. Os dispositivos contam com braços longos e se movem de uma ponta à outra da ponte, imprimindo as estruturas.
"O princípio de base é muito simples: nós conectamos uma máquina de solda avançada a um braço de robô industrial", afirma o designer da ponte, Joris Laarman."Nós usamos um programa inteligente para operar as máquinas para que elas possam imprimir formas metálicas muito complexas, que podem ser diferentes a cada vez", conta.
O projeto deve começar em setembro e tem previsão de término em 2017.