Exército dos EUA desenvolve robô-barata
O Exército dos Estados Unidos está investindo em um estudo para desenvolver robôs projetados a partir de baratas.
Uma equipe da Universidade da Califórnia-Berkeley estudou o mecanismo de uma barata para construir um robô mais inteligente sem nenhum tipo de sensor adicionado. O resultado final foi um robô que, devido a sua casca fina e redonda, consegue entrar em qualquer lugar e ultrapassar diversos obstáculos.
Outros projetos de robôs baseados em baratas já foram feitos, mas essa pesquisa é inédita, pois através dela modelos já existentes ficam mais inteligentes apenas tendo sua forma física alterada. O projeto também promete economizar milhões de dólares com pesquisas de inteligência artificial criadas somente para detecção de obstáculos por robôs.
O líder do estudo, Chen Li, disse que a maioria dos estudos de robótica faz a máquina depender de sensores para escapar de obstáculos. Porém, esse método acaba gerando problemas quando o terreno fica bagunçado.
Para desenvolver o estudo, os pesquisadores analisaram vídeos de baratas em movimento gravados em câmeras de alta-velocidade, após isso colocaram cascos artificiais nos insetos e perceberam que quanto menos redondo era o casco, mais dificuldade as baratas tinha para executar o trajeto. A equipe encontrou os mesmos resultados com os testes feitos mo robô-barata.
Chen Li que os próximos passos serão estudar diferentes terrenos e diferentes animais que possam configurar novos tipos de robôs, melhorando seu desempenho sem alteração de software.
Via Bioinspiration & Biomimetics.
Contato
Thiago thiago.tiradentes@yahoo.com.br