O mercado de streaming de música deve ficar ainda mais disputado em breve, com mais um nome de peso: o Facebook. Recentemente, foi revelado que a rede social estava conversando com gravadoras por algum motivo; nesta quarta-feira, 8, o site Music Ally dá a entender que o motivo é a criação de um serviço no estilo do Spotify.
O desenvolvimento ainda está engatinhando, mas, segundo a publicação, o projeto é apoiar uma plataforma de videoclipes bancado por publicidade. A parte de vídeo deve estrear primeiro, dentro de poucos meses, enquanto a parte de áudio chegará mais tarde, em uma data ainda indefinida.
A plataforma de vídeos deve competir com o YouTube, o que não é surpresa, já que a rede social está favorecendo este tipo de material há um bom tempo no feed dos usuários.
Haverá um período de teste com os vídeos, que apresentará os clipes selecionados pelas gravadoras no feed das pessoas. O Facebook pagará royalties aos detentores dos direitos autorais por meio de um sistema similar ao do YouTube durante esta etapa, que será um degrau para o plano de um streaming de músicas sob demanda, similar a Spotify, Deezer, Rdio e agora o Apple Music.
Se os vídeos tiverem o resultado desejado, o Facebook deve ganhar o apoio das gravadoras para avançar para o plano de música sob demanda, mas a rede social ainda analisa se vale mais a pena comprar uma plataforma existente ou criar a sua própria.
Via Digital Trends e Music Ally