If this then that: serviço quer "grudar" toda a internet
Empresa cria site que permite, por exemplo, que todas as fotos do Instagram sejam arquivadas no Dropbox, e enviadas no Twitter e Facebook automaticamente
Reprodução |
![]() |
Uma empresa chamata If This Then That (IFTTT) está tentando levantar fundos para um projeto bastante ousado: "grudar a internet", como eles dizem, ou, de maneira resumida, integrar todos os diversos serviços da web em apenas um lugar.
O plano do IFTTT é o seguinte: sempre que um usuário atualizar seu perfil do Facebook, a mesma atualização pode ir pro Twitter. Quando ele envia uma foto para o Instagram, também terá a opção de mandá-la automaticamente para o Dropbox. Leu um artigo e gostou? Pode enviá-lo ao mesmo tempo para seus seguidores tanto no Twitter quanto para amigos no Facebook ou Google+. "Coloque a internet para trabalhar por você", diz o site do serviço. Não se esforce mais para divulgar as mesmas coisas em diversos lugares - deixe que tudo ocorra naturalmente.
O compartilhamento vem da ideia que dá nome ao serviço. "If this then that" é algo como "se isso, então aquilo". No princípio do IFTTT, o usuário pode definir uma ação (o "this") e o que acontecerá depois dela (o "that"). Um exemplo: se o usuário atualizar seu perfil do Facebook, então a atualização também vai para o Twitter.
O serviço já está funcionando, e o fundador da empresa, Linden Tibbets, defende que os números são bastante positivos. Ele diz que 90 milhões de informações foram compartilhadas em diversos sites diferentes através do serviço e, atualmente, a média diária de informações é de 1 milhão.
Atualmente, o serviço é gerenciado por Tibbets com a ajuda de dois funcionários. O criador do IFTTT pretente expandir a empresa, e, para isso, levantou recentemente US$ 1,5 milhão para investimentos. O plano é levar a ideia para além dos serviços da internet. Um exemplo dado por Tibbets é colocar uma coleira com GPS no seu cachorro, e, caso ele saia de uma área definida pelo usuário, ele receberá uma ligação para avisar e, assim, ir atrás do animal de estimação.
Contato
Thiago thiago.tiradentes@yahoo.com.br