Material feito com polímero barato ajuda a filtrar emissão de CO2 em indústrias

11/01/2012 20:04
Pesquisadores desenvolvem material a partir da polietilenoimina encontrada na emissão de gases como dióxido de carbono

 

Reprodução
Sustentabilidade

Cientistas conseguiram desenvolver um material que ao mesmo tempo é barato, reutilizável e que ajuda a limpar o ar a partir da emissão de CO2, um dos grandes poluentes do mundo moderno.

De acordo com o ScienceDaily, eles encontraram a solução em um material sólido baseado na polietilenoimina que pode ser usado na fonte das emissões. É barato e pode ser colocado até mesmo de escapamento de carros.

O grupo de cientistas, que conta com o vencedor do Prêmio Nobel de Química Lauerate George A. Olah entre os integrantes, explica que, ao capturar o dióxido de carbono, o material já libera o gás e fica pronto para "trabalhar" novamente. Dessa forma, ele pode ser usado diversas vezes sem perder eficiência. O CO2 capturado, por sua vez, pode ser reutilizado em outros produtos e processos. Os pesquisadores acreditam que o material recém-descoberto pode ser usado em submarinos, chaminés, ambientes abertos, ou, ainda, limpar o dióxido de carbono liberado por carros, por exemplo.

O material também pode ser usado em condições úmidas - algo muito presente no ambiente real, mas não em ambientes controlados de laboratórios. Mais uma vantagem é que o materal pode ser reutilizável sem prejudicar o meio ambiente.

Ou seja, de maneira resumida, é um material barato, reutilizável e que ainda ajuda a limpar o ar. Tem solução melhor?


Contato

Thiago Informática Rua: José Góis N°72 Bairro : Vila José Lopes Cidade: Itabirito (31)8847-9674
Thiago
thiago.tiradentes@yahoo.com.br