Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, desenvolveram um método que usa as barreiras acústicas de uma rodovia para armazenar energia solar. O projeto, que entrará em fase de testes nos próximos meses, usa paineis translúcidos que concentram a luz do sol e a armazenam.
Geralmente, as barreiras acústicas são eficientes, mas visualmente não muito agradáveis. O projeto da universidade propõe mudar essa imagem.
"Graças a suas muitas cores, os painéis são atraentes, o que os torna ideais para uso em muitas diferentes situações", explica Michael Debije, do Departamento de Engenharia Química e Química, um dos responsáveis pelo projeto. "Outras vantagens são que o princípio utilizado é de baixo custo, é robusto e pode trabalhar mesmo quando o céu está nublado".
Testes iniciais mostraram que 1 km das barreiras poderia fornecer eletricidade a 50 famílias por um ano ou fornecer uma bateria de carro elétrico com potência suficiente para conduzir 900 mil km. Agora, a equipe vai passar um ano estudando a capacidade de concentração de energia dos dispositivos em diferentes condições.
Os pesquisadores pretendem também avaliar a viabilidade da geração de energia utilizando o método. Cada uma das barreiras mede 5 metros de largura e 4,5 metros de altura.
Via
Discovery
Formas de pagamento na Thiago Informática |
|