Para tentar reconquistar espaço em um mercado onde o Internet Explorer e o Google Chrome são líderes, o Firefox está prestes a sofrer grandes mudanças, segundo a própria Mozilla.
De acordo com a empresa, as próximas versões do navegador se concentrarão em três pilares: qualidade, o melhor da web e as singularidades do Firefox. "A primeira área de foco é oferecer uma experiência de usuário sem compromissos que garante que o Firefox cumpra os mais rigorosos padrões de qualidade e desempenho", explica a desenvolvedora em seu blog. Parte da estratégia é a reprodução de vídeos em HTML5 e a melhora do desempenho em jogos, além de novas versões do browser para iOS e Windows 10.
"Estamos trabalhando com parceiros e desenvolvedores de todo o mundo para destacar a inovação e oferecer o melhor da web no Firefox", conta a Mozilla. As próximas versões vão incluir ferramentas de chat de vídeo em parceria com a Telefónica, por exemplo. Na prática, isso significa maior compatibilidade com extensões e mais ferramentas para o usuário.
Por fim, o terceiro pilar trata de melhorias na experiência de navegação, mas não há muitos detalhes. A empresa explica que está testando "características únicas", além de aprimorar o modo de navegação privada. A companhia avisa que mais informações serão divulgadas ainda neste ano.