Novo transistor da IBM desafia as leis da física

27/01/2012 17:21
Feito com nanotubos de carbono, transistor tem 9 nanômetros de tamanho e alterna tensões baixíssimas, de até 0.5 volt

 

Fonte: Extreme Tech
Transistor

O transistor de silício, com 11 nanômetros, já não é mais o menor do mundo. A IBM revelou hoje um novo modelo de transistor, feito com nanotubos de carbono, que tem apenas 9 nanômetros de tamanho - ou, em uma medida simplificada, 0,000009 milímetros. Mais ainda, o novo transistor pode ser a nova palavra em aumento de desempenho e economia de consumo de energia.

A criação da IBM possui uma frequência de ação que lhe permite trabalhar com voltagens muito baixas - até meio volt - ao mesmo tempo em que é capaz de transportar até quatro vezes mais carga de dados, o que aumenta a qualidade de sinal em aparelhos que fazem uso dessa tecnologia, como smartphones e roteadores.

As empresas de tecnologia, atualmente, estudam formas de viabilizar o carbono como componente principal de transistores, pela sua maior capacidade técnica em relação ao silício, usado atualmente, mas o estudo ainda não está adiantado pois a produção comercial do carbono é complicada.

Thiago Informática utliza PagSeguro
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro

Estabilizadores

O Estabilizador Microsol Cubic da APC by Schneider Electric, é prático, compacto e tem design moderno, podendo ser usado em cima da mesa ou até mesmo preso à parede. Protege com precisão seus...

Contato

Thiago Informática Rua: José Góis N°72 Bairro : Vila José Lopes Cidade: Itabirito (31)8847-9674
Thiago
thiago.tiradentes@yahoo.com.br