Pesquisadores do Digital Nature Group, no Japão, desenvolveram um método que permite tocar imagens holográficas. A técnica se baseia em lasers de femtosegundos, recurso que utiliza um feixe de luz com frequência próxima ao infravermelho.
Este tipo de imagens 3D de plasma induzidas por laser tem sido demonstrado há algum tempo, mas esta é a primeira vez que tal mecanismo foi criado de maneira que não seja prejudicial ao toque humano. A segurança só é possível pela redução da duração de rajadas de laser, de femtosegundos de baixa para alta resolução.
No vídeo de demonstração é possível visualizar um dedo tocando os hologramas feitos de voxels (uma espécie de pixels tridimensionais). Os hologramas mostram um coração, uma estrela e até uma pequena fada. Todas as imagens são tridimensionais, apesar de ainda não serem sofisticadas. No futuro, no entanto, a técnica pode ser aprimorada.
A novidade será demonstrada ao público em agosto na Siggraph, conferência internacional de computação gráfica, que acontece em Los Angeles, na Califórnia.