Projeto pretende construir primeiro prédio totalmente impresso em 3D
Casas e prédios impressos em 3D já não são novidade, mas um projeto inovador pretende revolucionar essa aplicação da tecnologia. Em Dubai, uma iniciativa construirá um centro comercial usando impressão 3D em todos os seus elementos: da estrutura aos móveis e itens decorativos. Até agora, a tecnologia era aplicada em paredes exteriores para as construções e todo o resto era feito da forma tradicional.
Shaikh Mohammad Bin Rashid Al Maktoum, Primeiro-Ministro de Dubai, pretende transformar a cidade no centro tecnológico do mundo quando o assunto é design e arquitetura. Para isso, ele planeja construir vários edifícios impressos totalmente em 3D. O primeiro prédio será construído, ou melhor, impresso, em um cruzamento bastante movimentado, bem no coração de Dubai. Grandes empresas do ramo participarão do projeto.
A impressora 3D que fará todo o trabalho terá pouco mais de 6 metros de altura e imprimirá blocos de construção de pouco mais de 600 metros. Ela será montada e instalada no local da edificação e os materiais usados serão SRC, um tipo de concreto especial e reforçado; FRP, uma fibra de plástico reforçada e GRG, uma fibra de vidro reforçada.
Estima-se que todo o trabalho dure em torno de algumas semanas, poupe entre 50 e 80% os custos da produção e diminua os resíduos gerados entre 30 e 60%. Após concluído, esse edifício será usado como escritórios para diversas empresas, além de um “Museu do Futuro”, que terá uma exposição dedicada à impressão 3D.
Contato
Thiago thiago.tiradentes@yahoo.com.br