TieFi: gravata transforma o usuário em um hotspot ambulante
As crianças de hoje em dia estão cada vez mais vidradas em seus gadgets. Dificilmente desviam o olhar para falar com seus pais. A Grip Limited, uma empresa canadense de publicidade pensou em uma solução, chamada TieFi (uma mistura da palavra “Tie”, que significa “gravata” em inglês, e Wi-Fi): a ideia é que internet só vai funcionar próxima ao usuário de uma gravata especial.
Nos Estados Unidos e no Canadá, o dia dos pais é comemorado no terceiro domingo de junho, o que significa que, em 2015, a data cai no próximo dia 21. Portanto, a agência de publicidade foi atrás de saber o que os pais mais queriam de seus filhos. Resumindo as respostas: mais interação sem depender de mediação tecnológica. Daí a
A campanha é, na verdade, uma brincadeira que tenta passar uma mensagem real, do absurdo pelo qual os pais têm que passar para receber atenção de seus filhos. No entanto, a tecnologia por trás disso é real. O site oficial até mesmo permite o download das instruções para que os pais realmente desesperados possam fazer seu próprio TieFi em casa.
Os materiais necessários para a montagem incluem um Raspberry Pi, minicomputador de US$ 35, uma bateria externa, um cartão microSD e alguns outros equipamentos.
Quando o pai coloca a TieFi no pescoço, o produto “rouba” a internet WiFi da casa e faz o rerroteamento para que ela só funcione em uma distância de no máximo três metros do usuário. Portanto, as crianças são forçadas a se manter perto do pai se quiserem continuar conectadas à internet (se não preferirem usar a internet 3G ou 4G, né...).
Contato
Thiago thiago.tiradentes@yahoo.com.br