O Windows XP finalmente segue o caminho que a Microsoft gostaria e começa a deixa ser tão usado. O sistema, lançado em 2001, caiu para a terceira posição como o terceiro Windows mais popular do mundo, perdendo a posição para o 8.1 no último relatório referente ao mês de junho da NetApplications.
Liberado nesta quarta-feira, o ranking coloca o Windows 8.1 com 13,1% do mercado, com uma leve alta em relação aos 12,8% registrados no mês anterior, enquanto o XP caiu bastante de 14,6% para 11,9%.
Há ainda uma parcela de usuários no Windows 8, que optou por não fazer a atualização grátis para a versão 8.1. Esse público está diminuindo, no entanto, caindo de 3,5% do mercado para 2,9%.
Apesar dos seis anos de existência, o Windows 7 segue folgado na primeira posição geral entre sistemas operacionais mais usados e a diferença está aumentando. De maio para junho, o sistema de 2009 subiu de 57,7% para 60,9%, o dá a entender que quem está deixando o XP está dando preferência para o 7.
Será interessante observar como o ranking ficará a partir de agosto, quando a Microsoft lançará o Windows 10 como uma atualização grátis para todos os usuários legítimos das versões 7 e 8.1.
O Mac OS X 10.10 é o sistema não-Windows mais popular no ranking da NetApplications, totalizando 4,54% do mercado, na terceira posição geral, à frente do Windows 8 e do Vista.
Via CNET