Zuckerberg explica como o Facebook usa a inteligência artificial

02/07/2015 08:04

Você pode não perceber, mas por trás do Facebook há um esforço imenso em inteligência artificial para analisar o que você e todas as outras pessoas publicam na rede social. A empresa mantém três laboratórios espalhados pelo mundo, com especialistas dedicados a estudar apenas isso. Mark Zuckerberg explicou recentemente os motivos de tanto esforço na área.

Em sessão de perguntas e respostas em sua página oficial, o CEO do Facebook detalhou como ele espera que a inteligência artificial e o investimento em especialistas no aprendizado profundo de máquina podem melhorar a experiência de usuário. Veja o que ele disse:

“A maior parte da nossa pesquisa em IA é focada em entender o significado do que as pessoas compartilham.

Por exemplo, se você tira uma foto na qual está um amigo seu, então nós precisamos ter certeza de que esta pessoa veja. Se você tira uma foto de um cão ou escreve um post sobre política, precisamos entender para que possamos mostrar estas publicações e ajudá-lo a se conectar com pessoas que gostam de cães ou política.

Para visão, estamos construindo sistemas que conseguem reconhecer tudo que está em uma foto ou vídeo. Isso inclui pessoas, objetos, cenas, etc. Os sistemas precisam entender o contexto das imagens e dos vídeos, assim como o conteúdo deles.

Para a escuta e linguagem, estamos trabalhando em traduzir a fala para texto, o texto para qualquer idioma e também ser capaz de responder qualquer pergunta que você faça em linguagem natural.”

 

A explicação de Zuckerberg é voltada para a filtragem de conteúdo nos posts. No entanto, é claro que há outras aplicações da inteligência artificial no Facebook, principalmente em relação à publicidade.

A rede social precisa direcionar anúncios aos usuários e para isso precisa conhecê-los muito bem. Os estudos em aprendizado profundo permitem compreender melhor os gostos de cada um conectado por meio do que elas curtem, compartilham e comentam, e também pelo que elas publicam. Assim, é possível para o site mostrar anúncios mais relevantes e que gerem melhor rentabilidade tanto para o Facebook, quanto para os anunciantes.

Via TechCrunch

PagSeguro


Contato

Thiago Informática Rua: José Góis N°72 Bairro : Vila José Lopes Cidade: Itabirito (31)8847-9674
Thiago
thiago.tiradentes@yahoo.com.br